segunda-feira, 11 de junho de 2012

* O Lúdico por Educadores, Piaget e Vygostsky.



Jean Piaget ( Suíça, 1896-1980) e Lev Vygotsky ( Rússia, 1896-1934), são pontos de referência quando o assunto é a ludicidade. Foram contemporâneos mas não se conheceram. Destacaram o período da formação da criança até os seis anos. Esta fase é considerada como base do desenvolvimento cognitivo infantil refletindo na constituição futura do ser humano.
Piaget usava a terminologia jogo e Vygotsky brinquedo para conceituar a ação de brincar.
As crianças quando ainda não desenvolveram a fala se comunicam através de gestos e emoções. Ao crescerem, passam a utilizar a linguagem verbal e racionalizar as ações, deixando de utilizar o imaginário.

Humanista, para Vygotsky a criança ao brincar criava uma situação imaginária onde existiam, sempre, regras nas brincadeiras, pelo simples fato de que a partir do momento em que existe uma situação imaginária esta tem regras de comportamento que são representadas na brincadeira. Desenvolveu a teoria histórico e cultural dando ênfase aos processos de trocas. O conhecimento é construído a partir de interações com os outros e com o meio social e cultural. A linguagem é fator decisivo na estrutura do pensamento, e, é ferramenta básica para a construção de conhecimentos.

Para Piaget, o jogo era visto como próprio da infância e do universo da criança, independente até mesmo do funcionamento da inteligência. Não elaborou uma teoria do jogo mas desenvolveu uma concepção da infância observando o comportamento lúdico infantil. Priorizou o caráter construtivo, as construções realizadas pelo ser humano.

Com base na teoria de Vygotsky pesquisadores-educadores discutem, hoje, como é o universo do pensamento e do imaginário que passou a ter muita importância na área educacional.

Num futuro não muito distante o ser humano não fará mais as funções braçais restando para ele a função de criar, recriar, interpretar e reinterpretar, ou seja, usar muito a ludicidade.


Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário